Culturas Contemporâneas

Cadeira Curso de 1º Ciclo de Estudos Artísticos e Opção (1º semestre) [Ano lectivo de 2013-2014]

Professor: Rui Bebiano
ruibebiano@gmail.com / site: ruibebiano.net

Programa para 2013/2014

1. A produção da modernidade
Individualismo, historicismo, nacionalismo, romantismo e revolta. A cultura cientificista e as suas consequências. Política e estética do modernismo. Nietzsche, Bergson, Freud na construção da subjetividade. As vanguardas do «dada» e do surrealismo ao situacionismo. Heterodoxia, nomadismo e lugar da teoria crítica. Benjamin, nosso contemporâneo. O movimento operário, o ideal socialista e o marxismo: a luta de classes e o papel da violência como «parteira da História». Leninismo: o partido-vanguarda e a ditadura do proletariado.

2. História e crítica dos totalitarismos
Totalitarismo e ideologia. Características e instrumentos dos Estados totalitários. A teoria e a prática do «homem novo». A repressão como engenharia cultural: entre Auschwitz e o Gulag. Os fascismos: argumentação política e dimensão cultural. O ideal comunista. A cultura do «socialismo realmente existente». A Europa em ruínas: realidades e representações. A afirmação do modelo cultural norte-americano. Orwell e a Guerra Fria como conflito cultural. A mundivisão anticolonialista e pós-colonialista. A Queda do Muro e a cultura do pós-Guerra Fria.

3. Culturas, conflitos, identidades
Cultura erudita e cultura popular em debate. Os intelectuais: origem, papel e «fim». Anos 50: a América, a Europa e o mundo em movimento. «Crise de consciência»: Sartre, Camus e Kerouac. Geografia e tendências da revolução dos «longos anos 60»: cultura de massas, indústrias culturais e novas sociabilidades juvenis. Rock, contracultura e «antidisciplina». Foucault e a «teoria francesa». Anos 80: a «pós-modernidade» e o «fim das ideologias». Crise, «guerra das culturas», género e identidades: representações do mundo contemporâneo.

Mais informações, bibliografia e versão do programa em pdf para download disponível aqui.

Anúncios